quinta-feira, 2 de setembro de 2010

La Finestra

Olá pessoal, continuando nossa ponte de restaurantes Rio-SP, vamos falar hoje de um restaurante carioca com cardápio internacional, mas é as quintas-feiras que ele mostra que tem a cara do Rio. Calma, vou contar tudo sobre essa cozinha.
Esse restaurante que tem uma das vistas mais lindas da cidade, fica no começo da praia de Copacabana, dentro do antigo Rio Internacional Hotel, atual Porto Bay. (O hotel é um 4 estrelas, que busca a quinta e não está longe disso) E a casa oferece pra você opções como cremes, caldos, frutos do mar  muitooooooooo fresco, risotos, cordeiros,massa. De tudo um pouco na verdade, mas é quase no final da semana que ele mostra o diferencial. O Chef Marco Barbosa organiza um festival de Botequim deliciosooooooooooooo!!!! Incrível. Você
come desde batata frita a uma infinidade de petiscos e comidinhas que não constam na dieta, mas é impossível resistir. E não resista mesmo, por que é tudo uma delicia. O cozinheiro não pára um minuto de mandar os pratos que todos conhecemos e adoramos feitos na hora. Tudo  muito bem acompanhado por mpb e gente bonita.
Em se tratando de doces fica difícil escolher algum, mas o pudim de tapioca surpreende assim como o próprio couvert, experimente a focaccia, é muito diferente, rústica, acrescida de frios, sempre quentinha, acomapnhada de ciabatae outros paezinhos também feitos diariamente, uma maravilha da casa.
Mas, já que viemos falar de cozinha, vou frisar uma coisa muito legal que encontrei por lá. Não dá pra esconder que a maioria dos estabelecimentos desse genero tem em seu pessoal, algumas diferenças entre cozinha e salão e, ali, diferente dos outros eu não vi isso em algum momento.
Se higiene é essencial posso contar com muito orgulho de ter presenciado a cena de ver o stuart "Piu-Piu" por duas ou até mais vezes esterelizar a louça. As bancadas estão sempre limpas, a da confeitaria com uma bancada de inox enorme parece reluzir o sol.
As frituras são feitas em temperatura adequada que faz com que o óleo novo sempre, não queime e prejudique os insumos.
Temos uma cozinha bem ampla, uma confeitaria agregada, um garde manger muito bacana também, bem funcional.
Não trabalham como ilha, o fogão fica encostado, mas isso não é um problema como alguns podem imaginar, pelo contrário. Fornos combinados bem localizados. Estufas e salamandras. É dali que saem a maioria dos pedidos de todo hotel, inclusive o room service.
Descobri que sua estrutura vai aumentar, sofrerá obras, necessidade não há. Entretanto se o espaço está disponível e será utilizado, pode ter certeza que será muito bem vindo, principalmente para a circulação de ar e a confeitaria. Vamos lembrar que temos no Rio temperaturas altíssimas e sistemas de refreigeração ou  ventilação não é um luxo.
Organização de camaras frias até agora um dos mais interessantes que conheci. Uma se encontra dentro da outra, com temperaturas diferentes obviamente, três portas separam as unidades. A última é a  mais fria,a congelada, o que naturalmente já acostuma o corpo aos poucos com a variação térmica e ajuda muito a evitar o choque mesmo que com proteção.
Sinceramente, é difícil acreditar no montante final servido daquela cozinha, são três equipes que se revesam para seu perfeito  funciona.
Por isso, seu programa da semana ja esta sugerido, conheça e divirta-se. Vale falar com o chef que é uma atração à parte do restaurante e costuma aproveitar as noites de quinta ao lado de seus convidados.
E dessa vez o convidado é você, mas a cozinha é deles!!!!!

Até lá!!!

Porto Bay Rio Internacional

Av. Atlântica, 1500 - Copacabana
CEP 22021-000
Rio de Janeiro - Brasil
Para reservas: 21 25460841

Almoço: das 12h00 às 15h00
Jantar: das 19h00 às 23h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário