terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mais Você

Hoje resolvi fugir um pouco das cozinhas tradicionais dos nossos restaurantes favoritos e  vou mostrar pra voces como funciona uma cozinha de programa de tv. Alias, não é só uma cozinha de tv, é a cozinha da maior culinarista do país, Ana Maria Braga. Recentemente estive nas instalações do projac em jacarepaguá e fui recebida pelo Chef Marcio Moreira  à sua casa. É esse o homem que comanda cerca de 11 funcionários que organizam na cozinha as delicias que voce assiste todas as manhas. É uma parafernalha incrível de equipamentos e materia-prima, as louças ficam em prateleiras enormes e são selecionadas uma a uma, pela equipe de produção que monta as mesas de cafe da manha. Ele também passa por essas prateleiras e escolhe a louça que se adapta melhor para que a preparaçao consiga exibir todo seu potencial. A estrutura de cozinha funciona dessa forma: uma cozinha principal, uma cozinha de apoio e a do cenário. As receitas chegam atraves dos fas do programa, dos funcionarios e do proprio Chef. Dentro da cozinha principal ha uma serie de testes com essas mesmas receitas, sao elaboradas diversas vezes. O pessoal chega cedo para isso, por volta das cinco da manha. Depois disso os pratos sao escolhidos para semana um a um atraves das degustaçoes, a proxima etapa é deixar tudo organizado para o passo a passo que é mostrado ns cameras. Isso faz com que o custo seja cinco vezes maior do que o seu em casa, muitas vezes ate mais. As receitas chegam a querida e conhecida  Maria, figura que repassa cada detalhe antes do programa.
O grande destaque dessa cozinha é a oportunidade que todos os seus funcionários tem de colocar sua criatividade a mostra. E um exercicio mental diario fabuloso pra quem trabalha com comida, força nosso conhecimento, esforço, feedback. Muito interessante!!!! Tudo fruto do excelente trabalho realizado por Marcio ha nove anos no ar com o Mais Você. Essa chance muitas vezes esagiarios e jovens talentos nao encontram no mercado, é muito rara. Não podemos deixar de comentar tambem o fundamental, a cozinha esta sempre impecável, brilhando, os insumos sao trazidos por dois compradores, sempre muito frescos. E, no final de cada programa bem sucedido esse pessoal dos bastidores faz a sua merecida boquinha.
Bem pessoal, para conferir essa projeto funcionando tao bem é só sintonizar a telinha na Globo as 8hs, com papel e caneta na mão. Pra quem acha mais pratico, o site do programa disponibiliza as receitas e, vale tambem acompanhar de perto o blog http://www.panelabrasil.blogspot.com/ onde o chef posta seus estudos gastronomicos, o blog acaba de sair do forno, foi criado recentemente.
Por hoje é só, vou descansar por que preciso acordar cedo para ver o programa e a cozinha dele!!!!

Ciao amicis!!!!!

Um comentário:

  1. Adoreim só faltou vc me chamar de chuchuzinho

    beijos e parabéms pela iniciativa

    ResponderExcluir