terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mocotó

Um certo amigo chef de cozinha me disse uma vez que a alta gastronomia não está só nos restaurantes chiques e caros, em mesas finas com guardanapos de linho. Para provar que ele tinha absoluta razao visitei o Restaurante Mocotó, comandado pelo Chef Rodrigo Olieira, nome de grande destaque hoje entre na gastronomia paulistana. Situado longe da volupia da OscarFreire e do Itaim Bibi, não deixa de evar ate seu endereço os mesmos jovens frequentadores. Observamos todo seu potencial quando nos deparamos com uma enorme fila de pelo meno 1 hora de espera. La, garçons vao e vem com porçoes de dadinhos de  queijo coalho e tapioca na bandeija que são consumidos aos montes com a gelada cerveja original  geladissima e/ou os drinks da casa que , tem uma carta de cachaças maravilhosa onde encontrei desde as famosas salinas até a minha querida Magnifica envelhecida, proveniente da cidadezinha onde cresci no interior do Rio, que esta hoje entra as 10 melhores do país. É um belo restuarnte nordestino que traz consigo a tradição e qualidade.  
Seu Zé Oliveira criador da casa é a figura cativa que observa tudo de perto desde a cozinha ao estoque, e nao deixa de lado seu cigarrinho que so faltou se de palha e seu aperitivo sapurara.Ir a esse lugar e nao conversar com ele é não aproveitar a oportunidade. Se um restaurante esta sempre cheio, isso é garantia de que a comida é boa, agora se além de estar sempre cheio voce ainda encontrar o chef de cozinha de outro restaurante por la é por que a comida é muito boa, se encontrar mais de um tenha certeza que foi ao lugar certo e aqui, não dá outra. Os vips, famosos ou nao, que frequentam o lugar sao rapidmente tirados da fila para nao causar tumulto e levados para um caninho na parte inferior do casarao, onde encontramos uma mesa grande, daquelas de fazenda redonda onde cabe a familia toda.Podemos citar a presença do ex-persidente Fernando Henrique Cardoso e a carismática Fafá de Belem que é grande admiradora da boa culinária, já que por todos os restaurantes que passo tenho noticias dela. Pratos como sarapatel, mocofava, escondidinho podem vir em porçoes menores, ótima dica pra quem quer experimentar várias opçoes. O toresminho é perfeito e a mandioca cozida que acopmpnha os pratos principais é incrivel. O atolado de bode chama  atençao e é um otimo pedido. Se você ousar pensar que bebeu e comeu demais e não há espaço para sobremesa mude de idéia imediatamente, não dá pra imaginar como vivemos tanto tempo sem a mousse de cachaça e chocolate feitas pela esposa de seu Zé e mãe do Chef Rodrigo. Aqui tudo funciona em harmonia e nós encontramos uma coisa que o dinheiro nunca vai paga, momnetos deliciosos, com excelete atendimento, cuidado com detalhes mesmo que tudo pareça  muito simples e energia boa! Gente feliz!!!! E quem faz toda essa gente feliz? Vamos pra cozinha que eu te explico. .
Pessoal, aqui encontramos varias etapas do preparo das delicias de nossas mesas. O primeiro é entender que o pre-preparo é feito na parte inferior do antigo casarão reformado, é ali que se dá a magica. Camaras frias pequenas, o qnao incomoda em nada, ja que tudo chega diariamente ao restaurante, como disse o proprio Rodrigo, nao teria espaço para estocar nada com o fluxo que vende. Se você vai ver uma coisa lá bastante tempo são somente as carnes em estufas, maturando, cozinhando lentamente E um processo bonito de apreciar o cozimento lento a vacuo que pode levar ate 3 dias, o tempero simples e saboroso, a valorização do sabor proprio o alimento. Dai, todo esse material é mandado para uma cozinha "de apio" digamos assim, que fica no final do corredor da parte superior, aberta para quem quiser ver a finalizaçao dos pratos.
.E uma cozinha pequena, sem garndes novidades, mas com muitos funcionarios para atender a demanda. O sucesso da cozinha se deve as mudanças implementadas pela nova geraçao dos Oliveira, que em Pernambuco descobriu o amor pela gastronomia e trouxe na bagagem a arte da comida nordestina. Se estiver em São Paulo essa é uma visita essencial para seu paladar. E se não está acredite, tem a cara de um barzinho carioca, comida arretada de boa, jeitinho mineiro de servir a comida com fartura e comandada por paulistas a preços bem acessiveis.
Quando forem me chamem por que o prazer é nosso, mas a cozinha é deles!!!!!



Mocotó
Av. Nossa Senhora do Loreto, 1100 -
Vila Medeiros tel.: 2951-3056

Nenhum comentário:

Postar um comentário