segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Circuito Rio Show de Gastronomia

Toda vez que me sento para escrever nesse blog tem um único motivo: paixão!!!!
Nao faço rascunhos nem sigo uma ordem de texto, é so apenas aquilo que sinto e vejo, tudo relatado pra quem gosta e ama tanto quanto eu. Essa semana confesso que meus olhos brilharam com tantas delicias ao redor no Circuito Rio Show realizado no MAM. Pra quem nao sabe é o maior evento gastronomico do Rio e esse ano se auto intitula somente de Circuito Rio Gastronomia. Muito conceituado e com o formato um pouquinho diferente traz para literalmente todos os pontos da cidade o conhecimento e os sabores da nossa Cidade Maravilhosa.
Aulas montadas na cozinha escola do senac, barracas gourmet espalhadas em pontos estrategicos, degustaçoes e aulas transmitidas ao vivo para o site do http://oglobo.globo.com/cultura/rio-show-gastronomia/mat/2011/08/28/pedro-de-artagao-transforma-classico-em-contemporaneo-no-circuito-rio-show-de-gastronomia-925233605.asp  onde voce ainda pode assistir as aulas citadas a seguir . Realmente fantastico!!!!!!
Bem, eu participei efetivamente dos bastidores dessas aulas ministradas no MAM, logo depois da premiaçao dos melhores cariocas. Com muito orgulho parabenizo a todos em especial o Chef Felipe Bronze do Oro, que recebeu o premio de melhor restaurante do ano. Onde tive o prazer de poder trabalhar e confirmar toda excelencia do que anda sendo servido por la. Insumos tipicos brasileiros, pratos com um toque de magica como ele mesmo relata, acompanhados de nitrogenio liquido, cifoes, microplanes, sua aula foi muito divertida e geriu puro conhecimento alimentando a curiosidade de muitos.
Podemos dizer que a sexta-feira foi fechada com chave de ORO.
Nessa mesma energia começamos o sabado com uma invasao de aromas e cores na nossa gigante cozinha que ja ja descreverei pra voces. Por conta de Jan Santos do Entre Tapas nossos paladares puderam ser agraciados com a verdadeira paella valenciana. Pra quem não come só com a boca, era a maior beldade olhar tantas paelleras juntas borbulhando com arrozes em cruz cozinhando ao mesmo tempo. Havia entre todos na cozinha uma verdadeira veneraçao ao querido açafrao que irradiava com tanta cor todas as panelas. O chef arrasou na aula e seus cozinheiros nos bastidores reproduziram ao pe da letra as coordenadas dele. Pra quem nao conhece o Entre Tapas, essa é a minha mais nova super dica, é bem a cara de nós cariocas e é certo ser ponto de encontro entre amigos e casais felizes. Nos encontraremos por lá com certezaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, na cozinha claro, rs!!!!!


O dia ainda guardava delicadas surpresas como o magnifico pate campagne de Federic Monnier da Brasserie Rosario. O frances que é um verdadeiro ShowMan faz das suas aulas nao so uma fonte do mais puro conhecimento, mas tambem de historias e tecnicas. Todas as suas receitas tem amor, intimidade, por terem sido passadas de geraçao para geraçao. Essa ligaçao dos franceses com a comida em familia e muito visivel quando acompanhamos uma das aulas do queridissimo Frederic, acredito que todos assim como eu se identifiquem revivendo situaçoes parecidas de  receitas que fizeram historia nas  reunioes familiares. Saimos todos com gosto de quero mais, bem mais, masssssssssss ai so mesmo na Brasserie, que diga-se de passagem se localiza no centro historico do Rio, ali bem pertinho da Confeitaria Colombo, num casari antigo que nos deixa mais uma vez aquela sensaçao de acolhimento com tantas preparaçoes frescas e amor que saem dos seus fornos.

E pra quem de interesse for, aviso de prontidao........AS AULAS DE BRIGADEIRO SAO SÓ PARA CRIANÇASSSSSSSSS!!!!! A Chocolateria Fashion da minha amiga twittera Elizabeth Garber fez tudo ficar mais doce, e que doce....hummmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nao houve quem resistisse as incriveis bolinhas brancas e pretas envoltas em confeitos coloridos ou distribuidos ja modelados de forma tradicional! Eu mesma antes de sair da adoravel cozinha me deliciei com um, dois ou talvez tres deles rs.
Brincadeira, mas dava mesmo vontade! Pra mim foi uma das mais incriveis aulas, isso bem para o pessoal! Antes de me dedicar a gastronomia, trabalhei um bom tempo exercendo a funçao de psicologa junto a crianças. E, ter a oportunidade de estar perto delas de uma forma tao feliz é pra mim a realizaçao completa daquilo que eu amo fazer. Obrigada por essa oportunidade querida, suas massas sao incriveisssssssssss!!!!

O Chef Boliviano Checho Gonzales encantou a todosssssssssssssss com seus sabores andinos e suas pimentas a tira colo, fez todos se perguntarem o por que dele nao voltar logo para nossas praias, nossos restaurantes, nossos paladares. Ele que durante muito tempo esteve a frente do charmoso Zaza Bistrot hoje se encontra em Sao Paulo, mas disse que volta sempre que os cariocas pedem com carinho para fazer eventos. Tem real apreço por nossa terra e ja é quase um carioca. Acho que deviamos mesmo fazer uma camapanha VOLTA CHECHO!!!!!! Pensem nisso!!!!

Por ultimo e nem por isso menos importante, muito pelo contrario. Encerramos o evento com uma magnifica apresentaçao do Chef Pedro de Artagao do Laguiole, restaurante localizado dentro do MAM. O chef explica com maestria seu trabalho frente a casa desde que assumiu as panelas, monta um prato de dar agua na boca, que se encontra no cardapio e deixa todos extasiados com tanta praticidade em um prato elaborado com tanto carinho.
Mais uma vez se faz presente a historia, a familia, o amor.
Conseguimos reconhecer de duas formas um bom cozinheiro: a primeira na cozinha lidando com suas panelas e sua equipe, a segunda a clareza com que mostra aquilo que faz para quem tem vontade de observar e aprender. Essas duas Pedro faz com louvor.

     

É por isso que tenho orgulho em dizer que trabalhar ao lado de pessoas tao encantadoras e que amam tanto o que fazem é um premio, acredito que nao so para mim, mas para os que assistiam ali encantados e provavam embasbacados aqueles ovos poches, no risoto de picadinho. Nao poderia terminar de outra forma. Foi realmente perfeito!!!! 
Agora, se voce quiser saber como funcionou todo bastidor do evento.............................espero voces aqui na proxima quarta e conto tudo, com fotos e panelas e muito mais por que essa é ACOZINHADELES!!!!!!! 






Oro Restaurante
Rua Frei Leandro, 20
Jardim Botanico Rio de Janeiro
2266-7591


Brigaderia Chic
Av. das Américas, 3665 lj 103
Shopping Rio Design Barra
3325-7874


Entre Tapas
Rua Conde de Irajá, 115
Humaita - Rio de Janeiro
2537-0673


Brasserie Rosario
Rua do Rosário, 34 - Centro - Rio de Janeiro - RJ -
2518-3033 | 2518-3533


Restaurante Laguiole
seg - sex 12h - 17h
(21) 2517 3129

Av Infante Dom Henrique 85
Parque do Flamengo
Rio de Janeiro RJ
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário