quarta-feira, 13 de julho de 2011

3 NA COZINHA

Normalmente quando começo a escrever sobre um restaurante conto um pouco sobre como funciona o salão, para que as pessoas entendam fisicamente toda a sua estrutura. Hoje nós não vamos falar de estrutura, mas sim de histórias. Lindas histórias de caminhos que se cruzaram pela cidade maravilhosa e que transformaram o prazer de cozinhar na arte de servir com excelencia e muito sabor.
Ha algum tempo atras conheci Nelson Fonseca no curso de gastronomia da Estacio de Sa, logo nos tornamos amigos e tive a oportunidade de acompanhar de perto algumas decisoes que no futuro afetariam muito sua vida. Desde o começo do curso ele estagiava e trabalhava em restaurantes como o do renomado Claude Troigos e assim que conheceu Anna Elisa, na epoca dona do seu proprio buffet  ha 16 anos, que so trabalhava com comida natural, bem organica mesmoooooooooooooo, lhe pediu um estagio e por la ficou ate decidir trilhar outros rumos. Ele foi para Europa a procura de um boa formaçao profissional e acabou parando no restaurante de Jamie Oliver, enquanto por aqui o mundo continuou girando e Anna Elisa conheceu Mariana Vidal (tambem amiga de Nelson) e acabou a reencontrando em situaçoes inusitadas onde tudo parecia um sinal e logo se tornaram socias, dividindo o enorme trabalho que é gerenciar, cozinhar, organizar grandes ou pequenos eventos.
O fato é que, quando ele chegou da Europa disposto a investir não viu melhor possibilidade do que naquilo que acreditava, a mesma comida que Anna agora fazia ao lado de Mariana.
Vamos lembrar que esta Anna é a mesma que apresenta o programa Sem Tempero não Dá no CHEFTV pela TVA, mas se voce nao tem pode conferir pelo site www.cheftv.com.br  e as terças 22hs pela net rio.
Pois bem, voltando ao assunto a necessidade de mudar o nome da firma e agradar a todos seria com certeza ardua, mas nao demorou muito e como a maioria dos empresarios cariocas atuais, o transito foi o melhor lugar para uma reuniao e entre todas as sugestoes nada poderia ser tao delicado como 3naCozinha e sua logomarca.
Eu acabei de conferir um dos eventos realizados pelos tres e vou contar com muito prazer que e impossivel nao perceber a harmonia que existe no grupo, a sintonia de pensamentos e o cuidado minucioso com todas as pequenas coisas que podem fazer a total diferença em uma festa como essa. Fiquei realmente orgulhosa de ver meu amigo em açao e poder dizer convicta que hoje ele é um grande profissional e isso é resultado sim da parceria entre eles. Toda a experiencia da Ana e o perfeccionismo de Mariana se aliaram ao profissionalismo do rapaz e quem saiu ganhando com isso fomos nós.
Agora sim, podemos começar a falar de cozinha..... e que cozinha!!!!!!!
Não sei se voces tem noçao de quantas pessoas sao necessarias para servir as 400 que estavam la fora esperando ser surpreendidas, mas vamos colocar dessa forma, é como se voce levasse realmente um restaurante para o local e contratasse tres vezes mais garçons, duas vezes mais a sua equipe normal de cozinha e contasse nesse caso com tres chefs rs. Foram dois caminhoes para transportar tudo ao local.
É realmente fantástico e muito dificil, ja que voce precisa transportar muitas vezes tambem o maquinario, a comida ou insumos, monta uma cozinha de apoio que nao é a sua e se adapta como um camaleao ao ambiente onde tudo precisa  fluir  naturalmente. Fora que voce precisa de uma equipe que muitas vezes tambem nao é a sua. Acredito que essa seja uma das maiores dificuldades dos buffets, mas aqui nao condiz, ja que me contaram que essa equipe se mantem desde quase o começo da uniao dos chefs. E as louças?! O espaço fisico para armazenar aqueles mimos precisa ser enorme, afinal ninguem tem 400 bandejas em casa ou 400 ramequim.  Quer mais?! Eles ainda trazem de fora uma variedade incrivel de pórcelanas que sao um charme a parte na hora de servir.
Pra mim, tao espetacular quanto o que vi foi saber como surgiram as ideias, como é feita a seleçao do cardapio. Acho que ainda não contei, mas eles sao frequentemente contratados para fazer eventos globais e com tantos seguidos, eu nao poderia deixar de saber qual a formula para se criar tantos acepipes.
Pois bem, cada festa tem o seu tema pre definido, dessa vez o lançamento da novela O Astro trouxe personagens como inspiraçao, um aficcionado por dinheiro, um maladro,temas arabes, um magico charmoso e desenhos geometricos. Assim foi quando degustei os deliciosooooooooos triângulos: pão de especiarias, confit de laranja e mousse de gorgonzola ou ainda, o cream chesse com ovas negras isso, sem falar no risoni com cogumelo paris e raspas de limao galego que mais parecia um risoto fantastico, mas so se percebia a diferença degustando. O proposito era mesmo esse: NEM TUDO É O QUE PARECE SER!!! FORMIDAVEL!!!
Diferente tambem de um resaurante convencional onde um menu degustaçao pode chegar a ter em media 9 serviços, aqui voce tem a disposiçao 24 itens, do começo ao fim. 
A gravatinha de 171 ao pomodoro e  manjericao chama dinheiro foi com certeza uma aposta certeira, da mesma forma o couscous marroquino de frutas secas e hortela (INESQUECIVEL).

Naturalmente eu posso ficar aqui elogiando todos os quitutes porque sai de la em extase com tantas cores e tanta vida no que era servido, mas preciso ainda contar pra voces que eles se dividem pra tomar conta de todos os preparativos. Hoje Ana cuida de toda a logistica e parte financeira, Mariana dos clientes, parte comercial enquanto Nelson da operacional. Todos cozinham juntos, todos criam juntos, todos sao 3 e tres sao muitos. Vamos dizer que ao alcançe da minha vista sao cerca de 19. Sem nem pensar em contar os garçons que entram e saem com tanta agilidade  levando a parte volante a ser servida ou reposiçao das mesas, aqui foram 3.em pontos etsrategico que envolviam os convidados.
(Obviamente eu nao poderia deixar de comentar que todos estavam lindamente trajados com uniformes desenhados pelo estilista paulistano Lorenzo Merlino que ja vestiu celebridades internacionais chiquerrimas.)
Essas mesas mais para o final da festa, foram recheadas de doces que faziam qualquer um sair da dieta. O quindim por si so ja merecia a saida de casa, mas concorria como estrela da noite com mais duas atraçoes irresistiveis, o escondidinho de goiabada brulee e os mais deliciosos brigadeiros belgas que provei em alguma festa, concorrencia de peso que teve direito a espaço reservado agraciando sozinho a mesa do cafe. 
A verdade é que acompanhar um evento desse porte so me deixou com mais vontade de poder falar sobre o trabalho e crescimento desses 3, por que a cada confit de laranja estrategicamente colocado ou blini montado com carinho eu me emocionava. 
Eu ousaria usar a palavra barbaro para definir tudo que vi, mas poderia remeter em algum momento aos antigos barbaros e seria um erro imperdoavel, resolvi entao ser mais direta e usar a palavra DIVINO. Sem mais delongas, é exatamente isso que esse buffet foi nessa esplendorosa noite festiva e é pelos comentarios finais dos convidados em todas as recepçoes. E o melhor de tudo é que podemos leva-los para casa na nossas festas e recepçoes. 
Obrigada Anna, Nelson e Mariana e, parabens por mais um dia de trabalho bem feito!
Amigos queridos, eles são o buffet 3naCozinha e essa é ACOZINHADELES!!!!!!


Agradecimento especial a Sra. Patricia Barreiros que autorizou minha entrada para cobertura do evento.





3NACOZINHA

(21) 9159 6713/ 9228 2006/ 7844 8542
(21) 2521 0418
contato@3nacozinha.com.br




QUEM SEGUE @ACOZINHADELES NO TWITTER CONSEGUE ACOMPANHAR TODOS OS EVENTOS EM TEMPO REAL E TODAS AS NOVIDADES QUE POSTAMOS EM PRIMEIRA MÃO. NÃO PERCA!!!!




6 comentários:

  1. Marcia querida, fiquei muito feliz com a resenha que voc6e fez do nosso trabalho e pelas palavras que, cuidadosamente colocadas, servem como relato fidedigno daquilo que nós nos propomos a fazer. Obrigada pelo carinho e parabéns pelo seu trabalho. A gastronomia tem muita sorte por ter você. Um beijo com carinho, Mari

    ResponderExcluir
  2. Oi Márcia! Gostei!!!!!!... E vou voltar mais vezes. Ainda mais que agora sou mais um seguidor de seu blog.
    Ah! Como vc já deve ter visto, nem novidade lá no meu blog. Passa lá e deixa um comentário...plis!...rsrsrs.

    Beijo.

    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Marcia,
    Foi um prazer te receber em um dos nossos eventos. Aquelas horas que você passou em pé, nos observando trabalhar e experimentando nossas comidinhas ou andando atrás de mim e das meninas para arrancar informações enquanto verificavamos se estava tudo sob controle, se transformou em um lindo relato sobre o nosso trabalho! Parabéns e muito obrigado! Fiquei muito contente com o resultado! Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  4. MARCITA QUE SAUDADES DE VC TE ACHEI. ME MANDA SEU TELEFONE POR E-MAIL TE LIGO MAIS NAO ESQUEÇA MUITAS SAUDADES DE VC BJSSSSS A.B.I_2006@HOTMAIL.COM QUERO TE VER BJSSSS.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir