quinta-feira, 26 de junho de 2014

Fispal Food Service 2014

Ola pessoal,

      Fomos dar uma volta em Sao Paulo essa semana para conferir a abertura da Fispal Food Service que acontece ha 30 anos e ganhou o titulo de maior feira do mundo no setor. Ela ocupa o galpao do ExpoCenter Norte. Pessoalmente eu acho que ela ja esteve maior em versoes anteriores, mas nao deixou de estar enorme esse ano e tomar 8 horas do meu dia andando pelas vielas cheias de novidades em equipamentos e generos alimenticios de todo mundo. Isso porque a Fispal ainda abriga dentro dela a Sial Cafe, Sorvete e Alimentos. Um setor voltado a importacao e exportacao alem da venda direta. Muito interessante para quem esta entrando no mercado de restaurantes, catering e pra quem ja conhece se atualizar.
     Nos começamos pelos equipamentos, com certeza  a estrela da feira foi a onda de food trucks que invadiu a cidade de sao paulo, mas que ainda nao pegou em outros estados devido as leis da anvisa e municipais. Muitas maquinas sedutoras que dao vontade de sair correndo pelo Brasil a fora cozinhando, mas com precinhos que fazem desistir se voce nao tiver um cartao BNDES. Para todos os gostos, estilos e tamanhos, parece que essa onda vai invadir mesmo o mercado nacional bem em breve, so rezar para a qualidade ser garantida em todo territorio, assim como sao 
nas rigidas leis e fiscalizaçoes como na terra da garoa.



Esse é o meu preferido, super bem equipado com o que ha de mais moderno e ainda separando area fria, area de recebimento e armazenagem e area de cocção. Tudo da Cook Machine, menos o container.
Esse é do Edu Guedes, abre as laterais, tem um espaço interno otimizado, cadeiras e  mesas suspensas para o publico.
Olha que miudinho essa, mas super pratico, so tem o essencial em equipamentos, mas conta com uma coifa incrivelllllll!!!!


      Bem, por la acozinhadeles ainda encontrou uma super novidade inteligentíssima, acredito que a sacada do ano, por acaso experimentei de manha no cafe, na padaria Benjamin Abraao e  funcionou perfeitamente. Eu estou falando das catracas dispensadoras e recolhedoras de comanda. Quantas vezes voce nao entou em um estabelecimento e nao recebeu das maos de uma funcionaria aquelas comandas enormes numeradas onde vao marcar os seus pedidos? Pois bem, ja parou para pensar que precisa de um funcionario para entrega-las na entrada e outro para recolher na saida...... e nos custos com esse funcionario..... voce tambem ja pensou?  A AS (Acessos e Soluções) pensou. eu vou falar exclusivamente da AS porque encontrei mais duas empresas na feira com o mesmo produto, mas como experimentei o deles pela manha e pelo que percebi é o de melhor material e mais discreto, nao afetando o design do seu estabelecimento, achei bem legal!!!!!! Ah, e eles me deram uma lista enormeeee de clientes deles em todos os estados do Brasil, acredito que tenham manutenção e entrega prevista para isto tambem.


  

        As seladoras à vácuo tambem me deixaram bem animada, achei uma que ainda nao trabalhei, e que incrivelmente acelera o processo de armazenamento. Ela tem duas cabines de selagem, enquanto uma funciona, a outra pode ser preparada, daí com com o sistema de fechamento dos dois lados a tampa muda de posição e sela aqueles que voce trabalhava na segunda camara. Muito legal nao é?!




     Uma das coisas que me deixaram mais assustadas foi a possibilidade de se achar que o sushiman é dispensavel....sei que muitas vezes as redes de supermercados ja usavam esse tipo de equipamento, mas eu nnca achei que pudesse ser vendido em larga escala e para quem quisesse.......pessoalmente acho a prostituição da comida, mas nao posso negar sua eficiencia e praticidade, além de garantir a higiene em todas as etapas e nao precisar de um funcionario tao especilaizado para seu manuseio. Produz cerca de 3000 unidades de roll por hora, com o mesmo funcionario. Estou falando da Suzumo's Overseas Models que faz sushi, rolls, wrapped sushi, nigiri e uma  infinidade de combinações em escala industrial.  Acessem o site para entender melhor, achei muito legal.....  http://www.sushimachine.com.au/suzumo.html


Esse é o catalogo que peguei impressionada, nao tirei foto, mas o site é bem explicativo e mostra uma infinidade de maquinas samurais responsaveis pela banalização eficiente e segura dessas delicias.



      Na linha de automação de salgados e doces, eu conferi exatamente o contrario de toda essa modernidade samurai, as maquinas aumentam sua capacidade, mas diminuem de qualidade e aumentam tambem de tamanho, dificultando a organização do espaço físico. Eu estive conferindo o stand da Brylax, gostei muito do resultado final, voce pode produzir uma variedade maior de doces e salgados em tamanhos, formatos e texturas diferentes. Entretanto a vida util do equipamento me deixa um pouco arredia, o material é bom, mas nao o melhor no mercado, o investimento é o mais alto dentre os concorrentes e o uso do espaço fisico mediano. 
      Ainda na mesma linha, visitei a Indiana que tem o maior catalogo na area, uma variedade para produção de massas longas, recheadas, biscoitos, salgados e doces. Para mim a Indiana é com certeza a marca mais interessante no mercado, por que ela fabrica seus equipamentos tambem por encomenda para o perfil de cada  cliente, entao talvez o problema espaço tambem possa ter uma solução.
      Por ultimo o que mais me deixou intrigada foi a qualidade dos porodutos MCI, pioneira no mercado. A empresa nao deixou de forma alguma a qualidade das suas maquinas diminuir, usando um aço melhor que as concorrentes, garantindo  a vida util do seu investimento. Ela tambem investiu em otimizar o seu espaço, foi a menor equipamento completo que encontrei que vai desde  a fabricação da massa dos salgados ate ele pronto para finalização, produção de 3000 unidades por hora, masseira de 40kg com uma engrenagem que move de 90 a 180º para voce poder retirar a massa sem ter que tocar no recipiente quente. Muito util e inteligente. Peca ainda nas limitações da textura da massa e tambem dos formatos e tamanhos na linha assados, mas nada que possa comprometer a sua produção. Custo beneficio execelente, linha de produção completa de salgados fritos por R$43,000 com masseira.

massas secas da Indiana, mais de 68 anos de tradição


      E se voce nao quer fazer coxinha nem massa nenhuma e ainda nao viu um bom motivo para ir a feira, acredite, ela mexe com setores que passar batido pelos nossos pensamentos quando entramos num restaurante jantamos e pagamos a conta.  O setor mobiliario da Fispal é de seduzir ate os mais exigentes olhos. Ainda tem uniformes profissionais que se dao ao luxo de inovar, fabricando peças lindas e confortaveis pra voce economizar suas roupas indo para cozinha, linhas incriveis de vidros e cristais que fazem de qualquer comida um verdadeiro banquete, descartaveis de luxo que ajudam a decorar qualquer festa e muito mais, da uma olhadinha.........






 Descartáveis de luxo da DecorPlastic, trazidas pela DoceDecor

 Achei o modelo incrivel, caimento perfeito, é muito leve e confortável! Alem de linda né......

     Para terminar nosso tour, cansativo, delicioso e super necessario, passeamos pela Sial Negocios. Uma experiencia cultural, podemos chamar assim. São contatos de representantes de 39 paises diferentes, com algumas degustações e a  oportunidade de conhecer sabores curiosos e muitas vezes surpreendentes. É tambem uma chance de conhecer nossos produtores locais, produtos nacionais de otima qualidade com muita historia e que agradam o paladar. 
     Nao vou me estender muito, vou falar so daquilo que amamos........e deixar voces descobrirem todo o mais.

      Amamos

     Aromaitalia www.aromaitalia.com.br sorvetes impervideis e irretocaveis, precisam ser provados e se voce trabalha na area, precisa trabalhar com eles, essa base é deliciosa e com sabores inusitados que apaixonam.... ice e o de baileys pra mim foram os melhores.

      

     Unique Cafe http://www.uniquecafes.com.br muito mais do que gourmet. Eu tive a honra e a sorte de no final da feira poder provar o cafe do super barista campeao da 6ª copa de barista, o Lucas...... que usou o cafe da unique e mais sorte ainda que o seu responsavel estava ao meu lado quando me viu enlouquecida por aqueles aromas, sabores, numa xicara tao pequenina..... Encantada tratei logo de levar o meu para casa, e descobrir que ele vem de Cambuquira, uma regiao de Minas Gerais que eu adoro e que por la eles ainda fazem um passeio pela rota do Cafe. Vale conferir, certo?
      Como nada é de graça, o meu cafe teve o custo beneficio bem superior ao que imaginei, cada 250g sai a R$25. Se por conta disso voce nao quiser levar o seu para casa, nao deixe de passar e provar assim mesmo, as amostras sao de graça.


          
      Azeitonas Gregas www.tropicalbrasil.gr Azeites e azeitonas gregas perfeitas. Venda para restaurantes em embalagem de 5kg e para uso domesticos em potes de vidros arrendondados como as azeitonas. Muito bonito!!!! Azeites que parecem joias, em embalagens de luxo, com acidez baixa e sabor suaveeeeee!!! Amamos muitooooooooooooooooo!!!!!


     
     Sappé www.sappe.com por ultimo e nao menos gostosooooooooooooo!!!! Uau, provei o Mogu Mogu, uma bebida refrescante, muito saborosa, de embalagem simpatica e com pedacinhos de frutas dentro. Fiquei sabendo atraves de alguns amigos que a bebida é amplamente consumida a preços nada amistosos em MG, alguem confirma? Eu amei, queria uma caixa do de lichia..... foi o que mais gostei, mas ainda havia sabor manga, coco, pessego, morango e uva. Eles tambem me serviram uma bebida com pedacinhos extraidos do centro da aloe vera, muito agradavel. Sao a maior exportadora da thailandia de sucos naturais, sem conservantes e pelo que entendi na internet é febre entre os mais jovens! Ja achei para venda no www.amazon.com e no www.alibaba.com na parte de frutas e vegetais. 





      Pessoal a feira acontece ate amanha dia 27 de junho, com abertura as 14hs e encerrando as 22hs então ainda dá tempo de conferir as novidades, a entrada é gratuita, o cadastro pode ser feito na hora, ha filas, mas são pequenas e rápidas, o estacionamento custa R$ 33, então vá de transporte público, e divirta-se tanto quanto eu!!!!!

Por hoje é só, espero que tenham gostado e não percam essa oportunidade de entrar na CozinhaDeles!!!!
Até mais!!!!













      











Um comentário:

  1. Parabéns pela reportagem! Convidamos o simpático casal do ACozinhaDeles a conhecerem a Autec Sushi Machine, com catálogos e website em português! Tecnologia japonesa a serviço do sushiman. Abraços.

    ResponderExcluir