sábado, 11 de junho de 2011

Noticias da Cozinha


Ola meus queridos amigos, hoje venho com varias novidades para voces de última mão...... a primeirissima delas recebi ha pouco por telefone, parece que de uma vez por todas o melhor restaurante italiano de sao paulo vai criar raizes no rio. Ha tempos a casa namora essa possibilidade e dessa vez parece que vai. Estou falando do Due Cuochi Cocina vamos torcer. Mais uma que esta chegando de mala e cuia é a deliciosa e magnifiiiiiiiiica Fogo de Chao. Desculpem tantos iiiiiiiii, mas nem eles sao suficientes para descrever o quanto é incrivel!!! Ainda nao temos nada parecido por aqui infelizmente, mesmo no que se refere as melhores churrascarias cariocas a Fogo de Chao vai chegar arrasando com cortes inovadores e uma vista que ajuda a fazer babar, logo ali no comecinho do aterro.Quer mais?! Os paulistanos tambem vao dividir as suas maravilhas gastronomicas com a cidade de Brasilia, que inaugura esse mes ainda as novas instalações do Bela Sintra, o restaurante comandado po Ilda Vinagre e Valderi, que reproduz com excelencia toda a culinaria portuguesa acompanhada e harmonizada fidedignamente com vinhos portugueses impecaveis. E nao fiquem tristes achando que nao contarei nada pra quem esta na capital gastronomica do pais, eu que pretendo trabalhar em breve com harmonizaçoes com cerveja,  descobri que Sao Paulo recebe no começo de julho a BRASIL BRAU, a 11° Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja com degustações e tudo mais. A feira traz entre os dias 5 e 7 de julho o que ha de mais moderno em tecnologia e novidades quentes das pequenas cervejarias do mundo, o que antes era restrito aos fabricantes nacionais.O evento é no Transamerica Expocenter.
Ainda querem mais?! Entao la se vao as minhas dicas pra quem pretende se aventurar nas especializações gastronomicas. Sim senhores, cursos de extensao e pos graduaçoes referentes a comida. Os cursos estao abertos por todo o territorio nacional, normalmente duram ate um ano é necessario dispensar apensa um ou doi finais de semana por mes para segui-lo, facilitando assim a vida dos pobres mortais como eu que estao na labuta diariamente. Descubra onde esta seu curso e divirta-se integrando uma das classes, tenho certeza que vai valer a pena. O site com essas informações é http://www.educaedu-brasil.com/pos-graduacao/gastronomia .
Satisfeitos?! Não?! Como voces sao gulosos de informação..... segue ainda o para o nosso calendario de eventos bem bem bem proximos o PALADAR 2011. esse que reune em Sao Paulo varios chefes incriveis e restaurantes badaladissimos em palestras e refeiçoes especificas para o evento. Nao percam, tudo começa no dia 28 de julho e vai ate dia 31. Nos encontramos por la com certeza.
Temos ainda a presença da super arretada Teresa Paim do Terreiro Baiano no Gosto com Gosto em Visconde de Maua nos dias 17 e 18 de junho, com cardapio especial para os comensais sortudos que estiverem por la. Vale a pena conferir e suspirar!!!!
Nelson Fonseca 3naCozinha
Sudequipe e Jeanne Moreau (foto JBlog -Jornal do Brasil)
Falando em suspirar, nao poderia partir sem comentar meu super almoço de sexta passada no Maison Roberta Sudbrack muito bem acompanhada do meu queridissimo amigo Nelson Fonseca um dos socios dos Buffet 3naCozinha que irei vistar em sua cozinha em breve, acho que voces vão adorar esse formato de evento. Bem, se fomos com a intenção pura e simples de apreciar a comida e nos divertir, tudo mudou num passe de magica quando todas aquelas surpresas começaram a chegar. Tao deslumbrante nao saberia definir qual delas me deixou mais encantada, talvez o picadinho que nao comi por conta de um delicioso filet qual foi a minha escolha, acompanhado do melhor bernaise que ja provei. Mas devo com certeza exaltar todo o cuidado, carinho, atençao e respeito que essa equipe destina a seu trabalho impecavel. Parabens seria pouco para elogiar por isso acho que meu 'ahhhhh' de satisafaçao cai melhor. Como se nao bastasse, acredito sinceramente que nenhum outro restaurante chega perto de servir pelo mesmo preço tais iguarias, como um delicado sorbet de figo que por ele só ja merecia o que foi gasto.( Perto dos R$100,00 incluindo bebidas.) Apaixonada literalmente por esse trabalho realizado nessa pequenina cozinha que recebe alimentos tao frescos diariamente, como o belo peixe que vi sendo limpo quando adentramos eu recomendo para quem  aprecia e mais que isso ama trabalhar com gastronomia essa experiencia que é sempre unica no RS. Se voce ainda nao estiver satisfeito, pode contar com a presença da chef passeando pelo salao e recepcionando seus convidados com mais tranquilidade do que os jantares. A nova coleção tem o milho nas passarelas e no twitter da propria Roberta obviamente, que esta sempre no comando de suas panelas e de suas redes sociais para alegria dos que a acompanham.
Pra fechar tenho só mais dois assuntos que acredito interessar a todos, o blog de Nina Horta que traz uma historia gostosa de se ler entre tantas quando se fala de Laurent Suaudeau. Pra quem nao sabe esse frances apaixonado pelo nosso pais foi quem introduziu a alta gastronomia como conhecemos por terras tupiniquins. Treinando nao só equipes com Nina cita, mas tambem pequenos agricultores que começaram a cultivar aqui insumos delicados que nao tinhamos como a propria cibolete. Mas essa já é mais uma história, então fica a dica e o site da escola Laurent ok?! http://www.laurent.com.br/home/ver_noticia.php?id=1 .
Pra fechar com chave de ouro a ultima de hoje é de outro frances, senhor Erick Jaquin que deixa a cozinha de Le Buteque para se dedicar integralmente ao La Brasserie. Nao seria nada demais se ele nao deixasse a frente de sua casa a Chef Rachel Codreanschi de 22 anos e é dela que quero falar. Acredito no potencial da moça de nao so manter a qualidade da casa mas como de introduzir toda essa jovialidade e dinamismo a sua cozinha, de cardapio novo sua estreia tem cara de sucesso garantido, entao..... vamos conferir e tentar entrar, certo?!
Espero que se divirtam com as dicas e acozinhadeles!!!!!
Até a proxima!!!!

2 comentários:

  1. Oi Márcia, eu estive no Fogo de Chão de São Paulo com os meus amigos quando visitei o Brasil em Abril passado e adorei! Espero um dia poder ir ao do Rio.

    ResponderExcluir
  2. Espero que sim Óscar, sou apaixonada pelo Rio e acredito que não havia lugar melhor para as instalações do Fogo de Chão que Botafogo com aquela vista incrível. Te aguardamos em breve. Um abraço.

    ResponderExcluir