segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Nostalgia boemia da Cidade Maravilhosa


Sim,  toda nostalgia carioca tem relação com a comida e seus bares incriveis! A cidade é um cartão postal até onde você menos espera e as sensaçoes vividas de perambular meio que sem rumo por ela é indiscritivel. Acabei de chegar em casa, belisquei uns petiscos num barzinho novo na orla, bem ali no comecinho do leme, o Joaquina que promete ser a nova sensação da area. E, caminhando até aqui, não resisti e precisei dividir com vocês algumas saudades e lembranças boas. Como muitos devem saber,  fui criada no interior e quando voltei para o Rio para estudar e trabalhar conheci o que havia de melhor e pior pelas maos de uma grande amiga, a Dra. Luciana Blanco. Lugares inesqueciveis como o Bar de la Paix no antigo Meridien com seu cardapio intocavel, o Kotobuki de 3 andares servindo rodizio nos andares superiores e a la carte no terreo, em Botafogo ao lado da policlinica com uma vista inacreditavel pra ponte Rio-Niteroi, isso ainda é da época em que a Bunker era ponto cativo de todo final de semana revezando apenas com as noitadas do Guapo Loco no Leblon que servia nos almoços de domingo um vasto e apimentado rodizio mexicano. Infelizmente esses programas foram riscados do cederninho com fechamento das casas citadas. Não por sorte do estabelecimento, mas com certeza a nossa ainda dá pra sair do Roxy na segunda a noite e aproveitar o burburinho dos grandes musicos, anonimos ou nao, no Bip Bip e os pestiscos do ranzinza Alfredo, assim como sair do trabalho na quinta e se deliciar com o chopp do Jobi e a casa cheia de gente bonita.Os domingos quentes pedem uma original com a patanisca do Pavão Azul que agora tem filial do outro lado da rua. O braca tambem continua sendo a ponto turistico, mas hoje divide as atençoes voltadas para sua ex cozinheira e seu ex chefe de salao que abriram o delicioso Chico e Alaide na Dias Ferreira. Era certo conseguir me encontrar no domingo por volta das duas da tarde almoçando no garota da urca acompanhada do Globo, um filet e um chopp brahma. Subir Santa Tereza sempre foi a pedida mais gostosa da boemia, O Mike's Haus ainda era escondido atras do correio e ficava ao lado da bahiana com o acaraje mais gostoso da cidade e o mineiro.... bem o mineiro é o mineiro.... assim como o Sindicato no Leme, o bar urca com seu caldinho de frutos do mar e seu paredao fantastico.
Petiscar aqui é como jantar num bom restaurante paulistano, habitos que a cidade te induz a criar, é tão basico e necessario que financeiramente falando acaba saindo no mesmo do total de uma conta em algum deles.
Não sei se por conta da paisagem,por que lugares menos porivilegiados com essa natureza exuberante abrigam tao bons bares e tradicionais quanto os que citei acima, não me deixam negar o enchendo linguiça no grajau, o petisco da vila em vila isabel,  a praça Vanhargem. Lugares que todo carioca devia conhecer um dia desses, pra se lembrar assim como eu nesse momento, o quanto uma cozinha faz bem pra alma.
Se me incomoda falar da baixa gastronomia carioca?
Só me incomoda se alguém disser que além de baixa ela é ruim, pois não seria verdade.
Nas ruas da Lapa aprendi a gostar mais ainda de comer e se bem me lembro, os barzinhos que fazem sucesso na capital paulistana são os que tem a cara do Rio, como o São Cristovão na Vila Madalena, o Pirajá, o Astor que acaba de chegar por aqui e até quem sabe a comparação com o delicioso Mocotó que nunca seria chamado de restaurante pelos ares do mar, me lembra muito o Aconchego Carioca na praça da Bandeira em versao extendida digamos assim.
É queridos amigos, esse foi o meu momento carioca nostalgico e assim como deixou belas lembranças recomendo a todos um tour por cada cantinho desses. Pode acreditar, sera muito bem recebido com um sorriso estampado no rosto, um abraço apertado na saida e muita muita comida boa.
A dica dessa semana é procurar nas livrarias um livro chamado Guia Carioca da Comida de Rua talvez ele ajude com os endereços e horários e pra terminar depois de tudo isso, se satisfeito feche o pacote no final de semana tomando um cafe da manha no Parque das Ruinas acompanhado de um pao do talho capixaba fresquinho e um bolo de cenoura com chocolate que é dos ceus. 
Fica o recado e apaixonen-se com acozinhadeles!!!!!

Marcia Pedroza

Nenhum comentário:

Postar um comentário