quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ici Bistrot

Eu não posso negar que uma das melhores coisas nessa area de trabalho é a oportunidade de experimentar o mesmo prato feito por diversas pessoas e, por mais que a técnica seja a mesma, o sabor nunca é. A forma de interpretação de cada um é única e provar tudo isso é muito instrutivo, além de delicioso claro.
No meio de uma série de estágios que fiz em São Paulo, me senti atraída a conhecer e passar os poucos dias que me restavam na cozinha do Ici Bistrot. Então deterinada a isso, consegui falar com o Chef proprietário Benny Novak, que prontamente atendeu meu pedido. Dispondo dessa oportunidade fui observar como funcionava tudo por ali. O salão aconchegante como não podia deixar de ser num típico bistrot, um balcão muito bem montado, onde não é nada mal degustar alguns aperitivos e conversar. As mesas iluminadas de forma acolhedora tornam o ambiente muito mais charmoso. Charmoso também é seu cardápio que trabalha com clássicos e executa com habilidade e muito sabor cada um deles.
Claro que é de abrir o apetite a porção de ostras fresquíssimas, mas me rendo as belissimas coxinhas de rã a provençal. O carré de cordeiro com crosta de ervas batatas ao forno, tomate grelhado e rúcula invade a cozinha com seu aroma. Aliás, sem tecer mais elogios  a casa que mereceria muitos outros, não a toa é considerado por muitos na mídia o melhor francês da cidade, mas vamos para cozinha?!
Da boqueta (abertura divisoria entre a cozinha e salão onde são distribuídos os pedidos e entregue as comandas) se ve toda a pequena cozinha e batata frita por todos os cantos que se olha rs. Bem no fundo a camara fria, mais atrás a dispensa. É uma daquelas cozinhas bem pequenas onde você consegue observar todas as praças, o que para o aprendizado é excelente, já que você não fica restrito a um garde manger ou confeitaria isolados. Assim eu pude ver como são fritas aquelas batatinhas incriveis que só encontro lá e um suflê  de chocolate tão grande que quase não deixei ir pra mesa, era uma absurdo nao provar um pedacinho, rs. Na frente dessa cozinha o sub chef  comanda os fogões e as chapas quentes, com mais um ou dois cozinheiros, de uma cozinha em ilha. Alguns fornos baixos e outro combinado. Os pratos são montados logo a frente e são bem simples e delicados. Como em qualquer outro bistrot a excelencia do sabor é o diferencial e aqui esse diferencial é a prata da casa.
Infelizmente eu não pude ficar mais tempo como desejei e não consegui observar esse  homem com  grandes histórias pra contar da cozinha que é o Chef Benny, mas la dentro conheci duas pessoas maravilhosas de se trabalhar e teria muito prazer em aprender com elas,o confeiteiro e a outra é a Marcia uma cozinheira esforçada, dedicada e feliz que estava prestes a dar a luz e sua nova profissão seria ser mãe em tempo integral. A ela um grande abraço e parabéns!!! Felicidades!!! Ao Chef Benny meus agradecimentos pela oportunidade e prontidão a atender uma estagiária carioca refugiada em São Paulo que ele não conhecia pessoalmente e só foi conhecer na sua cozinha. Essa é mais uma prova de que só não aprende quem não quer. Os bons sempre passam seus conhecimentos por que aprender é bom pra todos.
Fica a dica pro final de semana, para os aspirantes a cozinheiros, escolher agora um bom tutor, pegar o telefone e TENTAR!!!
Para os meus queridos amigos apreciadores dos melhores sabores...... o Ici tem tudo e mais um pouco!!!!

Afinal a gastronomia francesa em sua mais simples e completa tradução é acozinhadeles!!!


BON APETIT!!!!




Ici Bistrot
Rua Pará, 36
Higienópolis -SP
tel.: (11) 3259 6896/3257 4064







4 comentários:

  1. Adorei tue blog, e sou argentina mas faz 10 anos que moro no teu país. Sudações!
    Nora Ibarra http://www.Noralexvinos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. me inscrivei como seguidora faz vco mesmo

    http://www.MundoVinosyOtros-Buengourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Márcia, tudo bem?

    Parabéns pelo blog... Gostaria de uma dica (se possível), estou terminando a UNISO e Sorocaba e gostaria MUITO de fazer um estágio em SP, em um lugar como o ICI seria um sonho) como estou no interior tenho dificuldade pois nem olham meu CV, tem alguma dica? Obrigada... abraços...
    (se quiser ver meu blog: http://karinapapa.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  4. Karina obrigada pela visita. Quanto ao estágio tenho várias dicas sim, me passa seu mail e conversamos melhor acozinhadeles@gmail.com, mas o principal é saber que seu CV nessa hora não vai importar muito, mas sua força de vontade sim, seu esforço e o fato de correr atrás. Um grande abraço.

    ResponderExcluir