quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Jun Sakamoto Restaurante

Ha alguns dias me perguntaram por que eu nao falo mal dos restaurantes que visito, acho que a proposta do blog nao deve ter ficado bem clara pra quem me perguntou isso, eu falo sobre cozinha, friso o que ha de melhor em cada uma delas. Se um restaurante me decepciona prefiro nem falar sobre ele. Mais uma vez digo que estou longe de ser uma critica, estou fazendo aquilo que gosto e indicando amigos a amigos com qualidade e certeza de satisfação.
Essa é por exemplo a certeza se entrar nesse restaurante. Marquei uma hora com o sr. Jun que tinha acabado de voltar de uma viagem ao Japão e ao esperá-lo me surpreendi com seu salao de atmosfera perfeita e a naturalidade com que seus funcionarios harmonizam a casa. Tomei um chá enquanto esperava, a musica e as orquideas ja convidavam ao espetaculo que estava por começar. Quando o chef chegou conversamos muito pouco, já estava prestes a abrir, mas me convidou a voltar e conhecer sua cozinha no dia seguinte. Nunca poderia imaginar ser tão surpreendente. 
Ele me disse valorizar quem valoriza seu trabalho, eu só tenho a agradecer ter compartilhado da cia desses mestres. Nao a toa ele ele comanda o melhor japones do pais.Tudo é encantador desde o primeiro momento.
Ja escutei ele dizendo a alguns jovens cozinheiros: especializem-se! Quer conselho melhor que esse?!
O restaurante funciona assim: dois balcoes, um com oito lugares e outro com cinco se nao me engano. O maior onde Jun serve seu menu degustação que sai direto para boca d cliente sem passar por potes de shoyo ou wasabi já que vão pincelados da forma que devem ser consumidos, o outro balcao que e responsabilidade de Juraci Pereira. Algumas poucas mesas e poquissimos lugares tomam o retso do espaço. Acredito que nao mais que 20 pessoas frequentem o lugar por noite. Nas paredes obras de arte e porta retratos digitais com fotos que reinam quase  absolutas dos pratos a serem degustados. Muitas garrafas vazias de Petrus e Vueve Cliquot que devem guardar historias formidaveis, assim acredito.
Sem reservas entao, acredito ser improvavel conhecer o discreto restaurante sem fachada luminosa ou nome na porta. O taxista que me levou inclusive insitiu que eu entrasse no restaurante ao lado, garantindo que a singela casa branca não era um estabelecimento comercial, rs.
Eu paguei a corrida, agardeci a informação e me dirigi ao outro lado da rua onde uma voz suave prontamente .me recebeu. Alguns seguranças na porta e uns arremates de flores amarelas chegando como entrega.
Quando falamos de comida japonesa no Rio, facilmente nos lembramos apenas de sushi e sashimi. No Jun Sakamoto essa e certamente a carta mestre, mas outras iguarias saem da cozinha com tanta excelência quanto oa peixes em suas maos. 
É de encantar ver tanta simplicidade se transformar em algo estonteante. Ostras extremamente frescas acompanhadas de ovas de salmao e uam conserva apimentada. Siri mole, aqueles pequeninos, fritos na temperatura certa que ficam deliciosos com os molhos que acompanham. O linguado na propria carcaça frita vagarosamente, alem de lindo tem sua historia e tradiçao. O shimeji sai do fogo borbulhando.
 De toda a materia prima utilizada nessa cozinha 60% é importado começando pelo arroz e indo até a alguns congumelos japoneses.
Na sobremesa um festival de sorvetes que não é produzido lá, mas vem das casas de Edu Guedes. O de cha verde combina com o ambiente, o de mel é o meu preferido. Hummmmmmmm!!!!
 Vamos pra cozinha ver tudo isso? Mas para cozinha mesmo, não pense só em peixe cru tem muito mais.Quando entrar vai se deparar com um corredor bem pequeno a direita onde ficam os sushimen e a esquerda onde fica a cozinha. Uma bancada com camaras frias e mais uma geladeira vertical, um fogao, uma chapa, duas bocas com woks para frituras, algumas peças cozidas no vapor, Nada mais. E nao precisa. Tudo é muito fresco e extemamente limpooooooooooooo!!!!!!! Nunca fui a um restaurante tao limpo, acho otimo que seja assim. O chef de cozinha uma figura diferente, esguio, alto e super bem humorado contrasta com o cisudo  e eficiente Jun, eles trabalham juntos já vão fazer 9 anos. Ali encontramos tambem mais um funcionario que faz vezes de pia e cozinheiro e duas meninas estagiarias de projetos diferentes que o sr. Sakamoto faz questao de manter como um belo exemplo. Infelizmente alguns restaurantes nao veem importancia em formar bons profissionais e em repassar suas informaçoes a estudantes de gastronomia ou mesmo alguns de seus funcionarios. Atras dessa cozinha temos o escritorio onde o depois do trabalho feito o chef relaxa e pensa no proximo dia. Eu adoraria poder falar mais dessa cozinha, mas seria redundante dizer qualquer outra coisa que nao fosse perfeiçao. Cuidadosamente tudo e montado sob os olhos do dono que critica e corrige ou nao seus pupillos e serve ele mesmo até as sobremesas.
Semana que vem falaremos de um outro japones bem mais moderninho encontrado no Rio, num lugar badalado e cercado de gente simpatica e boa comida. Além disso estou chegando até o PiraíFest interior do Rio nesta quinta e terei o prazer de trabalhar novamente ao lado de pessoas lindas como Flavia Quaresma, Teresa Paim, Monica Rangel e Vitor Sobral além de tantos outros. De lá trarei algumas delicias como a macadâmia produzida naquela regiao e outras delícias da serra que fica bem pertinho da cidade de onde fui criada, entao para consorrer a ser o sortudo e degustar essas guloseimasno Rio ou em Sao Paulo, responda a uma pergunta que li outro dia e me deixou intrigada, o que a gastronomia pode fazer pelo planeta?! É o tema do prazeres da mesa ao vivo esse ano, sustentabilidade. A melhor resposta leva pra casa todos os ingredientes. Vocês tem 20 dias a contar de agora!!!! Boa sorte.

Ciao amici!!!!!




Jun Sakamoto Restaurante
Rua Lisboa, 55 
Pinheiros 
RESERVAS: (11) 3088-6019

Um comentário:

  1. muito boa postagem cara amiga.
    assim como vc não me considero critico gastronomico e nem tãopouco me interessa.
    o que interessa é levar um pouco da cultura gastronomica de um país, para pelo menos as geraçoes futuras saibam dar valor a sua cultura a sua herança
    fiquei com inveja branca de não estar em Piraí, mas fazer o que né sou peão e tenho que trabalhar

    beijos e saudades

    ResponderExcluir