Marco de Copacabana pelas noites movimentadas e pela história da bossa nova, o beco das garrafas hoje não é conhecido mais só pelos seus 'inferninhos', na mesma rua Duvivier quadra com a praia podemos encontrar um belissimo restaurante italiano o La Fiduccia, na sua frente um café de mesmo nome que deu um certo charme ao endereço. A região é conhecida como Pólo Gastronômico do Lido e tem casas muito interessantes a serem visitadas. Entretanto, eu escolhi uma que com certeza está marcada na memória de muitos cariocas e turistas dessa área, já que o estabelecimento abriu suas portas há mais de 38 anos, nossa dica e descoberta de hoje é o Quick Galetos!!!
O proprietário, famoso espanhol Genaro que diariamente dá o ar da graça não só ajudando a recepcionar seus clientes, mas alegrando as calçadas. É uma figura cativa de copacabana que merece respeito e atenção, pelos seus lindos cabelos brancos e pela sua sipatia fora do nrmal. A disposição de continuar trabalhando e contando sua hístória vale a visita a galeteria.
O ambiente é bem informal, a churrasqueira no meio do salão antigo que conserva os bancos em forma de U. Mas não se iluda, quem sai da praia precisa colocar a camiseta pra se sentar.
O que mais me deixa apaixonada nessa cozinha é saber que diariamente quem produz o tempero artesanal dos galetos, deliciosos por sinal, é ainda Genaro e sua esposa Germana. Ele tem prazer em dizer que quem inventou a combinação de mais ou menos (nunca entrega o segredo) 10 tipos de ervas e temperos foi o próprio, mas que ela também faz hoje em dia. Os filhos do casal também trabalham na na casa, é um verdadeiro estabelcimento movido pela família, uma prática comum trazida por alguns europeus e funciona até hoje em qualquer lugar do mundo.
O sucesso é só o reconhecimento do bom trabalho feito. Daquela brasa ainda podemos degustar filés, lombos suinos ao ponto exato, linguiças, peixes e camarões VG que são de comer rezando. Mérito do churrasqueiro Edson, que está na casa há mais de dez anos e se divide em ajudar os garçons e controlar a pilha dos galetos.
O fato é que com 38 anos de localização, os clientes são chamados pelo nome, tratados como amigos e não deixam nunca de frequentar.
Pode parecer estranho falar da cozinha de uma galeteria, mas essa idéia pode ser modificada quando você descobrir que pouquíssimas tem ainda autorização para funcionar com sua churrasqueiras e carvao vegetal. A maioria delas funciona eletricamente, a gás e em algumas na verdade, o calor acaba vindo de cima. O que não garante de forma nenhuma o mesmo sabor. Mas também funciona é claro!
A cozinha em si, é rápida e rústica. Pequena, com aparelhos industrias, mas somente o necessário para ser prática.
A farfofa brasileira é a prata da casa, que acompanha bem com as fritas e qualquer tipo de carne.
Tudo é muito fresco, porque o cardapio é pequeno e possibilita a alta rotatividade.
O sistemas de exaustão é muito bom, chaminés muito longas e é difícill vizualizar, mas dos prédios próximos é possível ver a preocupação com a liberação da fumaça que realmente não invade o salão de forma alguma e proporciona um ambiente limpo e agradabilíssimo.
Sem chefs renomados e propaganda em revistas gastronômicas ou reportagens o exaltando, o espanhol e sua equipe fazem sem dúvida um dos melhores galetos da cidade de forma artesanal. Se podemos falar de cozinha essa fica exatamente a sua frente e nem precisa pedir uma visita. A churrasqueira sempre lotada e a casa também são sinais de comida boa. Vale muito a pena conferir!!!A casa abre pro almoço e fecha por volta de 23hs. Vai encontrar além de tudo boas histórias e quem sabe até me encontrar por lá por que deu uma fominha, hummm!!!!
Por hoje é só, próxima parada é onde você e eu possamos nos apaixonar e conhecer acozinhadeles!!!!!!
Asta la Vista!!!
Quick Galetos
Rua Duvivier, 28
Copacabana
2541-2897
Nenhum comentário:
Postar um comentário